Filosofia do Design: Uma subversão do olhar

O Nós.Vc é uma plataforma de Crowdlearning, onde você aprende e ensina ao lado de pessoas apaixonadas pelas mesmas coisas que você. Nessa plataforma você pode encontrar diversos eventos, feiras e palestras dos mais variados temas e formatos e claro, com muitos assuntos relacionados ao Design. Dentre eles está disponível para votação o “Filosofia do Design: Uma subversão do olhar” idealizado por Marcos Beccari, Mestre em Design pela UFPR.  E para este evento acontecer ele precisa do SEU VOTO!

Assista ao vídeo e conheça a proposta desse encontro:

PROPOSTA

Entender a matemática não faz de você uma pessoa mais inteligente, mas te ajuda a perceber se a conta do bar está certa ou errada. De modo similar, o design não soluciona problemas e a filosofia não transforma o mundo. O atributo do filósofo é questionar o pensamento e o atributo do designer é articular olhares. Ao invés de mudar as coisas, ambos subvertem a forma das coisas, instigando novas atitudes e significados, seduzindo novas concepções.

Mas como a filosofia pode auxiliar a prática de design? É partindo desse questionamento que pretendo expor e discutir algumas das possíveis pontes entre design e filosofia, especialmente no que se refere à criação/concepção de produtos e peças gráficas, além das formas de interação entre as pessoas e os objetos (ou das pessoas entre si através dos objetos).

Não sou filósofo e não tenho a intenção de ensinar conceitos filosóficos – quero apenas compartilhar algumas experiências com pessoas que também têm algo a dizer, ou seja, construir uma circunstância de aprendizado através da troca de experiências. Sendo assim, em caso de aceite consensual, os diálogos e depoimentos serão gravados em vídeo – o intuito é, além de registrar a conversa, convidar os participantes a compartilharem suas experiências e opiniões.

PROGRAMA:

. Introdução à Filosofia do Design.
. Filosofia Contemporânea e o Design.
. Processos filosóficos de Criação.
. Discussão sobre Design, Comunicação, Psicologia, Política e Consumo.

INDICADO PARA:

De designers curiosos a especialistas no assunto, ou seja, todos e todas que tenham interesse e sede por conhecimento.

LÍDER

Marcos Beccari, Curitiba, PR.

Marcos Beccari, Curitiba/PR. Graduado em Design Gráfico e Mestre em Design, ambos pela UFPR, coordenou por dois anos um grupo de estudos em Filosofia do Design no programa de pós-graduação em Design da UFPR, além de ter participado de mais de 40 palestras/mesas-redondas/debates envolvendo, direta ou indiretamente, os temas Filosofia e Design. Atualmente coordena o blog Filosofia do Design, além de participar do projeto AntiCast e colaborar com outros blogs/revistas de design.

APOIE ESTA IDEIA: VOTE AQUI!

Written by

Uma equipe cheia de energia para explorar as diversas formas do Design. Crie, inspire-se e experimente!!